Conecte Conosco

Notícias Recentes

PT respeita decisão de Alckmin e Haddad sobre candidatura em SP

Publicado

em

O presidente do PT, Edinho Silva, afirmou na terça-feira (10) que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-presidente Geraldo Alckmin terão sua decisão respeitada caso não desejem concorrer para governador ou senador em São Paulo neste ano.

Setores do governo e do PT têm incentivado ambos a participarem da disputa como forma de fortalecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado.

Sobre Alckmin, Edinho Silva garantiu que ele poderá se candidatar ao cargo que desejar. O vice-presidente tem manifestado o interesse em permanecer no cargo. O PSB, partido ao qual Alckmin pertence, já sinalizou que não abrirá mão da sua presença na chapa. O prefeito do Recife e presidente do PSB, João Campos, deve se reunir com Lula para tratar desse assunto.

“O vice-presidente Geraldo Alckmin é muito respeitado por todos nós. Em Salvador, durante evento do PT, ele foi muito aplaudido, quase tanto quanto o presidente Lula. Isso demonstra o carinho que o PT tem por ele. Reafirmo que o vice-presidente disputará o cargo que desejar nas eleições de 2026″, declarou Edinho após participar de um evento na Câmara.

Na quarta-feira, Lula comentou em entrevista que Alckmin, Haddad ou a ministra do Planejamento, Simone Tebet podem ser candidatos ao governo de São Paulo. O presidente ressaltou que Alckmin e Haddad sabem da importância dos papéis que devem desempenhar.

A saída de Alckmin da vice-presidência abriria espaço para alianças com outras siglas.

Quando questionado sobre uma possível composição com o MDB para o cargo de vice, Edinho Silva afirmou que vem dialogando com o partido e outros para garantir apoio a Lula, mas preferiu não entrar em detalhes sobre o cargo.

Sobre a candidatura de Haddad, Edinho destacou o papel fundamental do ministro para o governo e para o PT.

“Não tenho dúvidas de que hoje o ministro Fernando Haddad é um dos principais líderes do governo Lula. Ele pode disputar qualquer cargo eletivo no país. No entanto, como é de São Paulo, essa é a questão em discussão, e ninguém será candidato se não quiser”, afirmou.

Edinho ressaltou que o partido tenta mostrar as possibilidades para o ministro em relação a 2026, e que qualquer escolha dele será respeitada. Haddad tem declarado publicamente que não pretende concorrer neste ano.

Embora a disputa em São Paulo seja vista como arriscada devido à competividade dos candidatos da oposição, integrantes do PT acreditam que a participação de Haddad pode ser decisiva para fortalecer a presença do partido e do governo, mesmo que não ganhe.

“Estamos dialogando bastante com Fernando Haddad para que ele avalie o que significa a eleição de 2026 e escolha o que for melhor para ele. Respeitaremos a decisão, pois ele é uma liderança essencial para o projeto que o PT quer construir para o Brasil”, concluiu Edinho Silva.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados