Notícias Recentes
Relator deve apresentar parecer sobre deputados envolvidos em motim até fevereiro
Fábio Schiochet, presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, informou nesta terça-feira (10) que Moses Rodrigues, responsável pela análise dos processos disciplinares contra parlamentares que participaram de um motim no plenário, terá até 27 de fevereiro para entregar seu parecer.
Os parlamentares investigados são Marcel van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC) e Marcos Pollon (PL-MS).
Essa semana ocorrerá a fase final do processo, que inclui a oitiva das testemunhas. A Corregedoria da Câmara, liderada pelo deputado Diego Coronel (PSD-BA), é quem enviou a representação com as propostas de punição.
A apresentação do relatório está prevista para após o dia 27, em sessão a ser agendada pelo presidente do Conselho de Ética.
Em agosto de 2025, Van Hattem, Trovão e Pollon se juntaram a outros parlamentares da oposição em manifestação contra a prisão domiciliar decretada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na época.
O corregedor solicitou a suspensão do mandato de Van Hattem e Trovão por 30 dias devido à obstrução da presidência da Casa.
No caso de Pollon, Diego Coronel pediu uma suspensão de 60 dias após o deputado ter se referido ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com termos ofensivos. Esse processo está sob análise do deputado Ricardo Maia (MDB-BA).
O bloqueio organizado pelos bolsonaristas no plenário da Câmara durou dois dias e consistiu em impedir o andamento das atividades ao se acorrentarem às cadeiras das Mesas Diretoras para evitar que fossem retirados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login