Centro-Oeste
Condepac avalia novo prédio no Brasília Palace Hotel
O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac) analisou nesta terça-feira (10) a proposta de um novo prédio no terreno onde fica o Brasília Palace Hotel. Na reunião, o escritório responsável pelo projeto apresentou os detalhes da construção e respondeu às perguntas dos conselheiros.
Os arquitetos ressaltaram que o Brasília Palace Hotel, um marco da arquitetura moderna e parte importante da cultura de Brasília, não será alterado. O novo prédio será construído em uma parte do terreno de aproximadamente 78 mil metros quadrados, garantindo grandes áreas abertas para que o hotel histórico continue visível, mantendo sua importância na paisagem e sua relação com o entorno do Palácio da Alvorada.
O projeto prevê um edifício em formato de ‘L’, localizado na borda do terreno, para proteger as vistas internas do hotel e permitir, através dos seus pilotis, a visão do Lago Paranoá. Haverá uma distância maior que 20 metros entre a construção nova e o hotel, respeitando o limite de altura de 12 metros estipulado pelo Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (Ppcub).
Os responsáveis informaram que a proposta segue todas as regras urbanísticas e de proteção ao patrimônio vigentes, incluindo o Código de Obras do Distrito Federal, as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os parâmetros do Ppcub. O processo para aprovação do projeto na Central de Aprovação de Projetos (CAP) está em andamento desde janeiro de 2024, com as exigências técnicas já cumpridas.
Depois desta apresentação, o Condepac vai produzir um relatório técnico que será discutido em uma reunião extraordinária marcada para o dia 24 de fevereiro. Na mesma reunião, o conselho escolheu o responsável por analisar o processo de reconstrução da Casa da Dona Negrinha, em Planaltina.
Essa discussão reforça o papel do Condepac como uma instância técnica e institucional para avaliar intervenções urbanas, sempre considerando a preservação do patrimônio cultural e da paisagem de Brasília, que é reconhecida em todo o mundo.
Com informações da Secec-DF

Você precisa estar logado para postar um comentário Login