Mundo
Secretário de Comércio dos EUA confirma visita à ilha de Epstein
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, confirmou nesta terça-feira (10) que esteve na ilha do empresário Jeffrey Epstein, mas negou qualquer relação próxima com o bilionário, em meio à crescente pressão de políticos para que ele deixe o cargo, após seu nome surgir nos documentos relacionados ao caso.
Lutnick tem sido acusado de não dizer a verdade sobre sua ligação com Epstein, que faleceu na prisão em 2019, antes de ser julgado por acusação de abuso sexual de menores. Apesar disso, o presidente Donald Trump continua apoiando o secretário, conforme comunicado oficial da Casa Branca.
A pressão contra Lutnick aumentou após o Departamento de Justiça divulgar documentos que contradizem informações previamente dadas por ele, nas quais afirmava ter cortado relações com Epstein há mais de 20 anos.
Em depoimento a uma comissão do Senado, Lutnick declarou: “Durante 14 anos, não mantive qualquer contato com ele. Praticamente não tive relacionamentos com essa pessoa”, referindo-se ao período iniciado em 2005, quando morava próximo a Epstein em Nova York.
Os documentos mostraram que Lutnick visitou a ilha de Epstein em dezembro de 2012. No depoimento, ele reconheceu ter almoçado por uma hora com o empresário, mas ressaltou que estava acompanhado da esposa e dos filhos. “Estávamos passando férias em família”, afirmou.
Parlamentares de diferentes partidos afirmam que Lutnick não foi verdadeiro sobre a sua conexão com Epstein. “Lutnick não deve continuar como secretário de Comércio e precisa renunciar imediatamente”, declarou, na segunda-feira (9), o senador democrata Adam Schiff.
Anteriormente, o congressista republicano Thomas Massie também exigiu a renúncia do secretário.
O deputado democrata Robert Garcia afirmou que Lutnick mentiu sobre seu relacionamento com Epstein. “Ele afirmou que não teve contato com Epstein após 2005, mas agora sabemos que estiveram juntos”, disse Garcia em redes sociais.
Quando questionado se presenciou algo impróprio na ilha, Lutnick disse que, além de sua família e outro casal que viajava com eles, só viu os funcionários que trabalhavam para Epstein.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login