Economia
Produção da Petrobras cresce 10,8% e exportações alcançam recorde em 2025
Apesar da redução no preço do barril no mercado global, a Petrobras observou um crescimento na produção e nas exportações de petróleo em 2025.
A empresa estatal também apresentou aumento nas vendas de gasolina e diesel no último ano, período também marcado por um crescimento nas importações de derivados, conforme relatório divulgado recentemente.
A produção total da Petrobras cresceu 10,8% no ano passado, chegando a 2,990 milhões de barris de óleo equivalente por dia (Mboe). O destaque principal foi o avanço da produção no pré-sal, que atingiu 2,020 milhões de boe, representando um aumento de 11,4% no ano.
De acordo com a Petrobras, o incremento na produção resultou da ampliação da capacidade dos FPSOs, da redução das perdas ocasionadas por manutenções na Bacia de Campos, do aprimoramento na eficiência operacional e da ativação de novas plataformas, com 44 novos poços em operação marítima.
Exportações em alta: China lidera compras
As exportações de petróleo bateram novo recorde, atingindo 765 mil barris por dia, o que corresponde a um crescimento de 27,1% em comparação ao ano anterior. A China foi responsável por 53% das aquisições do petróleo brasileiro, seguida pela Europa com 13%, América Latina com 8%, Estados Unidos com 3% e Índia com 12%.
As importações de gasolina cresceram 18%, enquanto as de diesel subiram 91,7%, atribuídas às paralisações nas refinarias para manutenção, que impactaram a capacidade de produção total dos combustíveis consumidos no país.
A Petrobras registrou uma alta de 1,6% nas vendas de derivados no mercado nacional no ano passado, impulsionada por aumentos de 2% na venda de gasolina e 5,2% na venda de diesel.
Por outro lado, houve uma queda de 28,6% na comercialização de óleo combustível, influenciada pela substituição do consumo industrial nas regiões Norte e Nordeste pelo gás natural.
A venda de querosene de aviação cresceu 6,4%, atingindo o melhor resultado em seis anos. Destaca-se ainda que a empresa realizou as primeiras entregas de QAV sustentável (SAF) no Aeroporto do Galeão.
“O volume de 3 mil metros cúbicos abasteceu distribuidoras no Aeroporto Internacional Tom Jobim, equivalente a cerca de um dia de consumo total dos aeroportos do Rio de Janeiro”, informou a companhia.
Mesmo com preços mais baixos, conseguimos alcançar recordes de produção, superar nossas previsões e fortalecer a resiliência da exploração e produção, afirmou Sylvia Anjos, diretora de Exploração e Produção da Petrobras. Ela também destacou a importante adição de reservas provadas no ano de 2025.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login