Conecte Conosco

Mundo

Júri nega acusações contra deputados democratas visados por Trump

Publicado

em

Procuradores dos Estados Unidos não conseguiram acusar na terça-feira (10) seis deputados democratas que incentivaram membros das Forças Armadas a recusar ordens ilegais, fato que desagradou o presidente Donald Trump, segundo informações da imprensa local.

Fontes informaram ao The New York Times e The Washington Post que um grande júri federal, formado por habitantes de Washington, rejeitou as tentativas do Departamento de Justiça de processar os parlamentares democratas.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais em novembro, os democratas estimularam os militares a se recusarem a cumprir ordens ilegais.

O vídeo contou com a participação do senador Mark Kelly — ex-militar e ex-astronauta — e dos representantes Elissa Slotkin, Jason Crow, Chris DeLuzio, Chrissy Houlahan e Maggie Goodlander.

Slotkin declarou na terça-feira que o vídeo de 90 segundos “simplesmente cita a lei” e espera que a decisão do grande júri “coloque um fim definitivo a essa investigação com viés político”.

O Washington Post destacou que é incomum que procuradores federais não tenham sucesso diante de um grande júri, porque eles precisam convencer apenas a maioria dos membros de que existem provas suficientes para um crime, um critério relativamente baixo.

Os seis deputados, todos com experiência nas forças armadas ou agências de inteligência, não especificaram quais ordens deveriam ser recusadas.

Durante seu atual mandato, Trump tem feito uso frequente das forças armadas tanto em solo nacional quanto no exterior.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados