Conecte Conosco

Mundo

Líder da China destaca esforço contra corrupção nas Forças Armadas

Publicado

em

O presidente chinês Xi Jinping elogiou o combate à corrupção nas Forças Armadas, semanas após uma nova fase de investigações militares, segundo veículos oficiais de comunicação nesta quarta-feira (11).

Em janeiro, o Ministério da Defesa da China anunciou que investigava Zhang Youxia, vice-presidente da influente Comissão Militar Central (CMC), e Liu Zhenli, outro alto integrante da CMC.

Ambos são os casos mais recentes da campanha anticorrupção dentro do Partido Comunista Chinês e do governo desde a chegada de Xi Jinping ao poder, há mais de dez anos.

Nos anos recentes, essa campanha teve foco acentuado nas Forças Armadas.

No discurso dirigido aos militares na terça-feira, Xi afirmou que o Exército experimentou uma “rigorosa transformação revolucionária no combate à corrupção”, termo que simboliza a fidelidade às Forças Armadas e ao Partido.

“O Exército de Libertação Popular avançou significativamente na retificação política e respondeu com eficácia a variados riscos e desafios”, declarou Xi Jinping, conforme a emissora estatal CCTV.

A ação anticorrupção dentro do Exército reduziu substancialmente o tamanho da Comissão Militar Central, que diminuiu de sete membros em 2022 para apenas um general, além do próprio Xi, que lidera o órgão.

Outros comandantes militares foram alvos de investigações ou expulsões.

Durante seu discurso, Xi Jinping comentou que “o último ano foi excecional em muitos aspectos”, mas que as tropas “demonstraram plena confiança”.

A emissora CCTV mostrou o ministro da Defesa, Dong Jun, e Zhang Shengmin, único membro restante da CMC, sentados próximos a Xi Jinping durante a fala.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados