Conecte Conosco

Mundo

Ciclone deixa 20 mortos em Madagascar

Publicado

em

Pelo menos 20 pessoas perderam a vida em Madagascar após a passagem do ciclone Gazani, que atingiu na noite de terça-feira (10) a segunda maior cidade do país, Toamasina, conforme informou nesta quarta-feira (11) as autoridades locais.

“O que ocorreu foi uma tragédia: cerca de 75% da cidade de Toamasina foi arruinada”, declarou o coronel Michaël Randrianirina, que assumiu o comando em outubro, a repórteres.

Rajadas de vento de até 250 km/h devastaram essa cidade portuária de aproximadamente 400 mil habitantes, onde outras 15 pessoas permanecem desaparecidas e 33 ficaram feridas, segundo o Escritório Nacional de Gestão de Riscos e Catástrofes (BNGRC).

O escritório notificou o registro de 20 mortes, muitas delas causadas pelo desabamento de residências.

Imagens aéreas divulgadas pelo escritório mostram telhados arrancados. As palmeiras na avenida central da independência chegaram a se curvar.

“O caos é total, 90% dos telhados das casas foram levados pelo vento, parcial ou totalmente”, afirmou à AFP o responsável regional da ONG Action Against Hunger, Rija Randrianarisoa.

“As vias estão bloqueadas devido a árvores e telhados caídos. Veículos não conseguem passar”, acrescentou.

A cidade foi atingida diretamente pelo centro do ciclone.

O centro de monitoramento de ciclones da ilha francesa de Reunião, no Oceano Índico, confirmou que Toamasina sofreu a parte mais forte da tempestade.

O ciclone Gazani seguirá pelo canal de Moçambique e pode atingir o sul desse país na noite de sexta-feira, região já abalada no início do ano por severas inundações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados