Conecte Conosco

Mundo

México nega que Trump queira sair do T-MEC

Publicado

em

Claudia Sheinbaum, presidente do México, declarou nesta quarta-feira (11) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nunca manifestou a intenção de deixar o Tratado entre México, Estados Unidos e Canadá (T-MEC).

O acordo, que envolve os três países, está passando por uma revisão que deve durar até julho, conforme estabelecido nas regras do próprio tratado.

“Não acreditamos nisso, ele nunca falou nada sobre isso nas nossas conversas. Este acordo comercial é muito importante tanto para eles quanto para nós”, afirmou a presidente durante sua coletiva de imprensa matinal.

Claudia Sheinbaum foi questionada a respeito de reportagens de um jornal americano que indicavam que Donald Trump teria comentado em privado sobre a possibilidade de retirar os EUA do acordo. “Não há qualquer sinal ou mensagem indicando isso”, disse ela.

O tratado, originalmente chamado Nafta e vigente desde 1994, enfrentou desafios devido às políticas tarifárias adotadas pelo líder republicano.

No entanto, o secretário de Economia do México, Marcelo Ebrard, afirmou duas semanas atrás que o T-MEC resistiu às ameaças do presidente americano e assegurou sua continuidade após reuniões com representantes comerciais dos EUA.

O processo de revisão do acordo começou em setembro, com consultas preliminares feitas às empresas e outras partes interessadas dos três países.

Desde janeiro, as negociações entre as equipes governamentais têm avançado em preparação para a primeira reunião formal do Conselho do T-MEC, agendada para 1º de julho, para análise do tratado.

Este acordo comercial é vital para a economia mexicana, pois mais de 80% das exportações do país são destinadas aos Estados Unidos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados