Economia
Mercosul-UE perde brilho por barreiras ao agro, mas traz oportunidades, diz Tereza Cristina
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou nesta quarta-feira, 11, que o acordo entre Mercosul e União Europeia perdeu um pouco do seu impacto devido às barreiras e cotas de exportação que desfavorecem o setor agropecuário. No entanto, ela ressaltou que, de maneira geral, o acordo é benéfico e promete abrir diversas oportunidades para o Brasil.
Ela e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) se reuniram pela manhã com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
“No geral, é um acordo vantajoso para o Brasil, cheio de oportunidades. No agro, as barreiras reduziram um pouco o potencial. Já exportamos soja, carnes e outros tipos de proteína — exceto a suína, que possui uma cota pequena — mas é apenas o começo de uma relação bilateral. Tenho certeza de que será o Mercosul, e não apenas o Brasil, que aproveitará essas chances”, destacou a senadora.
Segundo ela, a conversa com Alckmin abordou as barreiras impostas pelos europeus e o futuro do acordo, que ainda depende da aprovação do Congresso.
Ela também enfatizou a necessidade de trabalhar para que determinados setores não sofram impactos negativos com o acordo. “Há muitas oportunidades, porém devemos nos empenhar para proteger segmentos como o leite, que enfrenta uma crise interna e está preocupado com a concorrência dos produtos europeus”, complementou.
Por sua vez, o senador Nelsinho Trad afirmou não acreditar que a oposição do setor agropecuário prejudique a aprovação do acordo no Congresso. Ele informou ainda que a viagem de uma comitiva de parlamentares a Bruxelas foi adiada até que as tensões em torno do acordo diminuam.
“Estamos em contato constante com o embaixador Pedro Miguel, que representa a União Europeia em Bruxelas. Diante da intensidade dos conflitos, achamos melhor aguardar um momento mais adequado para a visita. Contudo, a ida continua planejada, pois nossas recentes viagens foram cruciais para superar resistências”, explicou o senador.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login