Conecte Conosco

Centro-Oeste

Ibaneis Expande BRT Sul em Santa Maria

Publicado

em

Na última quarta-feira (11), o governador Ibaneis Rocha autorizou o início da ampliação do BRT Sul na Rodoviária de Santa Maria. A obra, que custará R$ 13,5 milhões, tem como objetivo aumentar a capacidade da estação para atender ao crescimento da demanda na região.

O projeto prevê a construção de duas plataformas de embarque com 12 boxes cada, totalizando 24 boxes, além de um novo estacionamento com 220 vagas. Entre elas, haverá 68 vagas comuns, cinco para pessoas com deficiência, seis para idosos, 26 para motocicletas e 115 para bicicletas, com paraciclos adicionais. A nova estrutura ocupará uma área de 18 mil m² na QR 119, Avenida dos Alagados, e contará com cinco banheiros acessíveis e nove lojas. A estimativa é que a obra gere 103 empregos diretos e 154 indiretos ao longo de 24 meses.

Ibaneis Rocha destacou a importância do terminal, que atende não só a população de Santa Maria, mas também moradores do Entorno que trabalham em Brasília. “Esta população é muito importante, pois trabalha em Brasília e depende de um transporte de qualidade. Ampliar o Terminal de Santa Maria vai oferecer mais conforto aos usuários”, afirmou o governador.

Ele também apontou que os investimentos nas vias públicas visam reduzir o tempo de viagem dos usuários do transporte coletivo. Além disso, anunciou que em breve será lançada a licitação para os trechos 3 e 4 do BRT, que vão se conectar ao Terminal da Asa Sul, melhorando a qualidade de vida da população.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, ressaltou que a ampliação é essencial para acompanhar o aumento da procura pelo BRT. “Atualmente já funcionamos acima da capacidade, e com o aumento da passagem no Entorno, a tendência é que haja mais passageiros”, explicou. Ele destacou que o terminal recebe cerca de 80 mil passageiros por dia e que a obra deve ser concluída até o fim do próximo ano, com projetos finalizados em 60 dias.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, reforçou que o terminal atual, o mais movimentado, já não suporta a demanda da população do Entorno que utiliza o sistema de transporte do Distrito Federal, mais acessível. “Estamos adquirindo novos ônibus, mas a estrutura precisa ser ampliada para dar mais conforto a todos”, garantiu.

O administrador regional de Santa Maria, Josiel França Penha Neto, destacou que a obra atende o crescimento da demanda e melhora a integração com municípios próximos como Luziânia, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental. “Com a ampliação, teremos mais veículos em operação e poderemos atender melhor tanto Santa Maria quanto as cidades vizinhas”, explicou.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal investiu R$ 206 milhões em obras em Santa Maria, que abriga 121.635 moradores, focando em mobilidade, educação, saúde e infraestrutura. Entre as ações estão pavimentação no Setor Habitacional Ribeirão/Porto Rico, implantação da marginal da BR-040, construção da rodoviária, Escola Técnica de Santa Maria, dois Cepis, duas unidades básicas de saúde (UBS 6 em dezembro de 2023 e UBS 9 em setembro de 2025), reforma da Barragem de Santa Maria, subestação na ADE Polo JK, esgotamento sanitário na QR 119 e ciclovia ligando Santa Maria ao Gama.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados