Conecte Conosco

Notícias Recentes

Costa Filho anuncia saída do governo e diz que Lula prefere equipe interna nas substituições

Publicado

em

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), declarou que deixará o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 2 de abril para cumprir o prazo de desincompatibilização eleitoral de seis meses antes das eleições, visando disputar uma vaga no Senado por Pernambuco.

Em evento realizado nesta quarta-feira, 11, para anunciar investimentos em ampliação de aeroportos, ao lado de Lula, Costa Filho comentou que o presidente prefere nomear secretários-executivos já presentes nos ministérios para substituir os ministros que saírem para as eleições. Conforme divulgado, ao menos 17 dos 38 ministros estão considerando deixar seus cargos por conta da disputa eleitoral.

“O presidente quer alguém do ministério. Essa foi a orientação passada em reuniões. A ideia é manter os secretários-executivos, mantendo a unidade dentro do governo, como ocorreu com a ministra Miriam Belchior“, afirmou Costa Filho.

Em janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou que a secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, assumirá o ministério quando ele se afastar para a campanha. A estratégia reforça a preferência por quadros já integrados ao governo.

No ministério de Portos e Aeroportos, o secretário-executivo Tomé Franca deve ser o substituto. Contudo, Costa Filho não descarta outras indicações, ressaltando que “a orientação do presidente é essa, mas respeitando as sugestões dos partidos. Após o carnaval, vamos conversar com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e os grupos envolvidos”.

Costa Filho representa o partido do presidente da Câmara no governo. Motta declarou que aguardará sinais do governo para decidir seu apoio à reeleição de Lula, condicionando a uma lógica de reciprocidade política e compromissos com interesses da Paraíba.

Atualmente, ambos discutem a extinção da escala 6×1 no trabalho. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, informou que convidou Motta para reunião com Lula nesta quinta, 12, sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC). Motta destacou que a redução da jornada virou uma pauta urgente, com intenção de votar a PEC em maio.

Na cerimônia, Costa Filho e Lula anunciaram o Plano de Investimentos para ampliar e modernizar aeroportos. Serão aplicados R$ 4,64 bilhões na expansão e manutenção de 11 aeroportos em quatro estados, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Participaram também o presidente do banco, Aloizio Mercadante, e o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados