Conecte Conosco

Notícias Recentes

Kassab afirma que alta rejeição a Lula e Flávio favorece a terceira via

Publicado

em

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, minimizou nesta quarta-feira (11) os resultados das pesquisas que mostram os três governadores presidenciáveis do partido enfrentando dificuldades para conquistar votos em relação ao presidente Lula (PT) e ao senador Flávio Bolsonaro (PL), do Rio de Janeiro. De acordo com Kassab, essas pesquisas ainda não refletem o verdadeiro posicionamento, e a “grande rejeição” dos principais concorrentes na corrida presidencial indica que pode haver surpresas até outubro.

Kassab apresentou como pré-candidatos os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, Ratinho Júnior, do Paraná, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Pesquisa divulgada pela Quaest mostra Ratinho Júnior com 8% em seu melhor cenário, enquanto Caiado e Leite aparecem com 4%, quando testados individualmente. A estratégia é que um deles seja escolhido para representar o grupo até 15 de abril, após uma avaliação política do PSD. Kassab afirmou que, somando os três, eles têm 15%, contra 18% de Flávio, mas ressaltou que nenhum deles é candidato definitivo ainda.

Ele explicou que, assim que for apresentado um candidato claro, as pesquisas refletirão a realidade do momento, e o que importa é o dia da eleição. Kassab confia que essa terceira via, que ele considera a melhor alternativa, se fortalecerá e pode vencer as eleições, destacando que a alta rejeição de ambos os líderes ocorre porque há uma expectativa de algo diferente surgir.

A tolice ao falar

Durante um painel organizado pelo banco BTG Pactual, Kassab cometeu um deslize ao comentar sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), antigo ministro de Jair Bolsonaro. Perguntado sobre o que Tarcísio poderia ter feito para obter o apoio do PSD na disputa eleitoral no lugar de Flávio, Kassab disse que o governador preferia a reeleição em São Paulo, mas não descartava uma candidatura presidencial em 2026.

Kassab afirmou que Tarcísio não pode ser candidato de si mesmo e que sempre se colocou como gestor buscando continuidade, mas não descartava disputar a presidência. Quando Bolsonaro e o PL escolheram Flávio, o governador aceitou a decisão corretamente, segundo Kassab, contrariando declarações públicas do próprio Tarcísio.

Tarcísio publicamente afirma que nunca buscou candidatura presidencial e deseja continuar em São Paulo, apesar de relatos de bastidores apontarem o contrário. Outras ações durante seu mandato, como críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em manifestações bolsonaristas, e apoio ao projeto de anistia para os condenados nos ataques de 8 de janeiro em Brasília, foram interpretadas politicamente como indicações de interesse na vaga presidencial.

Kassab destacou que, para ele, Tarcísio seria o melhor candidato à presidência devido à sua experiência, governança e perspectiva de vitória mais sólida frente ao atual governo. As circunstâncias impediram sua candidatura, e ele acredita que é necessário buscar uma alternativa.

Disputas internas

Kassab declarou que não pretende exigir que ministros do governo Lula ligados ao PSD deixem seus cargos, nem que líderes estaduais do partido se comprometam com a candidatura de um dos governadores do trio. Ele descartou alianças pessoais com o PT, afirmando que deve manter coerência.

Segundo ele, os ministros ligados ao PSD foram escolhidos pelo presidente Lula entre apoios ao mandato passado, e não é função do partido exigir saída deles. A relação é transparente e não oportunista.

Ao final, Kassab confirmou que pode disputar eleições em outubro. Ele tem trabalhado para ser vice-governador na chapa de Tarcísio, atualmente ocupada por um colega do partido, Felício Ramuth. Os dois devem se reunir para decidir os próximos passos. Existe a possibilidade de Ramuth deixar o partido para viabilizar sua candidatura caso seja impedido no PSD.

Kassab afirmou que gosta de competir em eleições, está preparado para isso se necessário, e tem motivação para disputar, mas não está atualmente trabalhando para ser candidato a qualquer cargo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados