Mundo
Trump destaca carvão como energia chave, confiável e econômica para os EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a energia proveniente do carvão é fundamental para a segurança nacional e é mais estável e acessível em comparação com outras fontes de energia, criticando o uso das fontes renováveis. “Observe a China, por exemplo, que comercializa energia eólica, mas não a utiliza internamente. Temos que lucrar com a energia, e não apenas vender”, declarou na quarta-feira (11) durante o evento “Campeão do Carvão” realizado na Casa Branca.
Durante o evento, Trump assinou uma ordem executiva que, segundo ele, reforçará os esforços do governo para fortalecer a indústria carbonífera nos Estados Unidos, fazendo críticas ao seu antecessor, o democrata Joe Biden. O ex-presidente democrata cometeu um erro ao restringir as autorizações para a produção de energia fóssil, e o setor de carvão foi fundamental para a vitória dele nas eleições de 2024. “Aqui, não usamos canetas automáticas”, alfinetou, referindo-se à ferramenta usada por Biden durante sua gestão.
Trump também creditou o sucesso das bolsas de valores ao setor de mineração de carvão, afirmando que as políticas implementadas durante sua administração ajudaram a alcançar recordes históricos nos mercados financeiros. “Já que não é bom falar apenas em carvão, vamos chamá-lo de ‘Grande, Limpo e Belo’ para limpar sua imagem”, declarou.
Ao questionar a eficácia das energias renováveis, Trump defendeu que o carvão é a fonte de energia mais confiável, capaz de manter o funcionamento mesmo quando outras fontes falham, sendo essencial para indústrias estratégicas como defesa, siderurgia, inteligência artificial (IA) e outras. Ele anunciou que instruirá o Pentágono a adquirir eletricidade gerada por carvão para as bases militares e que o Departamento de Energia dos EUA vai financiar projetos de usinas em vários estados.
Além disso, o republicano mencionou que diversos acordos comerciais firmados desde o ano passado, inclusive com Índia e Coreia do Sul, já contemplam a exportação de carvão, e prometeu aumentar a produção dessa energia em aproximadamente 30% ainda este ano.
Sobre questões econômicas, Trump ressaltou que seu governo tem reduzido despesas e mencionou que “tarifa” é uma das suas palavras preferidas. “Recentemente anunciamos uma queda de 78% no déficit comercial neste ano e espero uma redução ainda maior até 2027, graças às tarifas”, comentou, embora tenha ressaltado que o futuro das tarifas depende de uma decisão da Suprema Corte, que poderá revogar essas taxas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login