Brasil
Senadores pedem acesso à investigação sobre fraudes no Banco Master
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado defendeu, nesta quarta-feira (11), que os parlamentares tenham acesso à investigação das fraudes ocorridas no Banco Master, que foi liquidado pelo Banco Central no ano passado.
O presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), junto com outros membros do colegiado, encontrou-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para reforçar que a CAE possui competência legal para fiscalizar o sistema financeiro e desempenhar um papel fundamental na responsabilização dos envolvidos.
Após a reunião, senador Renan Calheiros defendeu a convocação do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, para prestar depoimento na comissão.
“Para que os trabalhos da comissão sejam eficazes, acredito que a melhor forma de iniciar as audiências é ouvindo o depoimento do senhor Vorcaro”, afirmou o senador.
Renan Calheiros também mencionou a intenção de dialogar com outros ministros do STF e com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para garantir o acesso completo à investigação.
O inquérito sobre as fraudes no Banco Master está sob relatoria do ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal.
Em novembro de 2025, o banqueiro Daniel Vorcaro e outros envolvidos foram alvos da Operação Compliance Zero, realizada pela Polícia Federal (PF), que apura a concessão irregular de créditos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de seu controle pelo Banco de Brasília (BRB), entidade pública vinculada ao governo do Distrito Federal.
As investigações indicam que os prejuízos podem alcançar até R$ 17 bilhões.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login