Conecte Conosco

Economia

Centrão pressionou ministro do TCU para encerrar liquidação do Master, diz Renan

Publicado

em

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou nesta quarta-feira, 11, que o grupo de trabalho responsável por acompanhar as investigações sobre o Master solicitará informações do celular do proprietário do banco, Daniel Vorcaro. O senador também sugeriu que os depoimentos comecem ouvindo o banqueiro, embora ainda não tenha sido definida uma data.

“Para garantir a eficiência dos trabalhos da comissão, manifestei publicamente que deveríamos iniciar os depoimentos pelo Vorcaro“, afirmou Calheiros, após encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

De acordo com Calheiros, durante a reunião, ele reiterou o pedido para ter acesso às investigações sobre o caso Master. “Vamos solicitar todas as informações das diversas investigações para que possamos atuar com autoridade na responsabilização dos envolvidos, além de aprimorar a legislação, a regulação e a fiscalização”, explicou.

O senador também comentou a conversa que teve com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, que supostamente teria sofrido pressão política para interromper as ações do órgão contra o Master.

“Compartilhei com o ministro Fachin o ambiente de pressão no Tribunal de Contas da União. Estive com o presidente Vital do Rêgo e detalhei a situação. O Centrão pressionou um ministro do Tribunal para que ele encerrasse o processo de liquidação do Master, conduzido pelo Banco Central”, afirmou.

Calheiros destacou que o grupo de trabalho fará o máximo para esclarecer o caso, mas ressaltou que suas funções são diferentes das de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “Não temos papel policial, mas podemos contribuir nas investigações”, declarou.

Encontro com a Polícia Federal

Renan Calheiros também se reuniu nesta quarta-feira com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e pediu acesso às informações das apurações relacionadas ao Banco Master. “Tivemos uma reunião produtiva. Nosso objetivo é fortalecer a investigação da Polícia Federal para evitar qualquer tipo de proteção indevida. Solicitamos acesso a informações, inclusive as sigilosas”, disse.

Segundo o senador, Andrei Rodrigues prometeu disponibilizar um assessor técnico para atuar junto ao grupo da CAE que acompanha as investigações do Master.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados