Conecte Conosco

Notícias Recentes

Toffoli rejeita como ‘suposições’ citações no celular de Vorcaro e enfrenta questionamentos

Publicado

em

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou como “suposições” as citações apresentadas pela Polícia Federal (PF) encontradas no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, liquidado pelo Banco Central (BC).

Na quarta-feira, Toffoli comunicou ter recebido um pedido de suspeição elaborado pela PF para se afastar da relatoria do caso Banco Master, já que seu nome aparece nas informações extraídas do aparelho do banqueiro.

Vorcaro está no centro da Operação Compliance Zero, investigação conduzida pela PF e supervisionada por Toffoli no STF.

Em comunicado, o gabinete do ministro frisou que não pensa em renunciar à relatoria do processo. Destacou que o pedido de suspeição da PF não possui legitimidade jurídica, pois a Polícia Federal não é parte no processo, conforme artigo 145 do Código de Processo Civil, e qualificou seu conteúdo como ilações. A resposta formal será apresentada ao Presidente do STF pelo próprio ministro.

Antes de chegar a Toffoli, o documento da PF foi entregue ao presidente do STF, Edson Fachin, pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

A defesa de Vorcaro manifestou preocupação com o vazamento seletivo de informações, que favorece a criação de narrativas erradas, prejudicando o exercício pleno do direito de defesa. Reforçou a confiança nas instituições e no funcionamento da Justiça, ressaltando a importância do contraditório e do devido processo legal para uma correta apuração dos fatos.

Pessoas próximas a Toffoli afirmam que o ministro está “absolutamente tranquilo” e se preparará para apresentar sua defesa esclarecendo os fatos.

O caso chegou ao STF depois que a defesa de Vorcaro alegou que a investigação mencionava um deputado federal com foro privilegiado, que só poderia ser julgado pela Suprema Corte.

Toffoli foi sorteado como relator e, atendendo pedido da defesa, encaminhou a competência para o STF, afastando a instância inferior. A decisão foi criticada por parlamentares da oposição, mas o pedido para afastar Toffoli da relatoria foi rejeitado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O que pesa contra o ministro neste processo?

  1. Viagem aérea com advogado de investigado: Toffoli viajou a Lima, Peru, para acompanhar uma partida da Copa Libertadores, no jatinho de um empresário, acompanhado de um advogado ligado a um dos executivos investigados na operação Master. Parlamentares alegam que isso compromete sua imparcialidade.
  2. Vínculos familiares com Vorcaro: Reportagens mostram que o cunhado de Vorcaro, Fabiano Zettel, empresário e pastor investigado pela PF, adquiriu participação em um resort no Paraná de dois irmãos de Toffoli. O fundo administrado por Zettel foi sócio dos irmãos no empreendimento, utilizado pelo ministro. Posteriormente, o resort foi vendido para um advogado. Além disso, seguranças do STF viajaram frequentemente ao resort durante feriados e recessos, totalizando 128 dias e R$ 460 mil em diárias.
  3. Decisões controvertidas: Toffoli causou descontentamento na PF e no BC por críticas à rapidez das investigações, redução de prazos para depoimentos e indicação de profissionais para perícia, além da decretação de sigilo no processo, que foi alvo de críticas de juristas.

Andamento das investigações

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que a investigação principal do caso Master deve ser concluída em breve, dentro do prazo fixado por Toffoli, até 16 de março.

Andrei declarou que as investigações focam claramente nos inquéritos em andamento tanto no STF quanto na instância inicial, buscando avançar a partir de um objeto delimitado, não retrocedendo para analisar eventos passados.

Ele ressaltou que a estratégia tem sido manter o foco principal, sem desconsiderar descobertas paralelas, garantindo que nenhuma hipótese seja descartada.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados