Mundo
Rússia bloqueia WhatsApp por não seguir a lei
O governo da Rússia confirmou nesta quinta-feira (12) o bloqueio do aplicativo de mensagens criptografadas WhatsApp, alegando que a plataforma não tem cumprido as leis vigentes no país.
“A decisão foi tomada e já está em vigor”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Ele explicou que o bloqueio ocorreu devido à resistência do WhatsApp em ajustar-se às normas russas.
O WhatsApp é parte do grupo americano Meta, que também detém o Facebook e o Instagram.
Na quarta-feira, o WhatsApp declarou na rede social X que o governo russo tentou impedir totalmente o uso da plataforma para forçar as pessoas a usarem um aplicativo estatal de vigilância chamado Max.
“Tentar cortar o acesso de mais de 100 milhões de pessoas a uma comunicação privada e segura é um retrocesso e certamente torna mais vulnerável a segurança da população russa”, comentou a plataforma.
Recentemente, a agência reguladora da Rússia já havia aplicado restrições ao aplicativo Telegram, que também estaria desrespeitando a legislação local, dentro de um contexto maior de controle sobre redes sociais estrangeiras.
O Telegram, junto com o WhatsApp, é um dos aplicativos de mensagens mais usados no país, embora o funcionamento do WhatsApp já estivesse amplamente bloqueado desde janeiro por razões semelhantes.
O aplicativo Max, lançado pela gigante russa das redes sociais VK, é apresentado como um ‘superaplicativo’ que inclui acesso a lojas online, porém não possui criptografia de ponta a ponta nas conversas, o que preocupa advogados que temem seu uso para vigilância.
Durante o verão passado, a Rússia já havia proibido os usuários de fazer chamadas pelo Telegram e pelo WhatsApp.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login