Mundo
Viaduto cai após fortes chuvas em Portugal
Um viaduto em uma importante estrada que conecta Lisboa ao Porto em Portugal desabou parcialmente na quarta-feira (11), depois das fortes chuvas e inundações repentinas que atingiram o país, sem causar feridos.
O ministro português da Infraestrutura, Miguel Pinto Luz, que esteve no local na noite de quarta-feira, afirmou: “A rapidez e a força da água… esta é uma situação totalmente fora do comum”.
Não houve registro de vítimas, conforme informado pelo ministro.
Miguel Pinto Luz também comentou que a restauração completa da estrutura deve levar algumas semanas.
O trecho da rodovia com o viaduto estava fechado nos dois sentidos, devido à ruptura parcial de um dique, que ocorreu no final da tarde da quarta-feira. Horas depois, o viaduto desabou.
Nas últimas duas semanas, as tempestades severas afetaram várias infraestruturas em Portugal.
No mesmo dia, um trem descarrilou próximo à cidade de Abrantes, região central do país, após colidir com detritos na via, felizmente sem feridos. Contudo, algumas linhas ferroviárias permanecem interditadas.
Depois das tempestades Kristin, Leonardo e Marta, o país voltou a estar em alerta para possíveis inundações causadas por fortes chuvas.
Maria da Graça Carvalho, ministra do Meio Ambiente, declarou na noite de quarta-feira que “em apenas dois dias, a quantidade de chuva atingiu 20% da média anual de Portugal”.
Após críticas intensas à condução da crise, Maria Lucia Amaral, ministra da Administração Interna, renunciou ao cargo na terça-feira.
O governo deve prestar esclarecimentos no Parlamento nesta sexta-feira sobre o gerenciamento da situação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login