Conecte Conosco

Economia

Soja deve alcançar novo recorde de produção em 2026, diz IBGE

Publicado

em

A produção de soja no Brasil está projetada para atingir um novo recorde, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado pelo IBGE. A previsão para a oleaginosa neste ano é de 172,5 milhões de toneladas, representando um crescimento de 3,9% em comparação ao ano anterior, o que consolidaria o melhor resultado desde o início das medições.

O progresso da soja é fundamental para o desempenho geral da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, que está estimada em 342,7 milhões de toneladas para 2026 pelo instituto.

— A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2026 está próxima de igualar o recorde de 2025, impulsionada principalmente pela produção da soja, que atingiu a máxima histórica no IBGE. Até o momento, as condições climáticas têm sido favoráveis para as plantações da primeira safra — afirma Carlos Barradas, gerente da pesquisa.

Arroz, milho e soja continuam concentrando a maior parte da produção nacional, representando juntos 92,9% da estimativa total e 87,5% da área prevista para colheita em 2026. Em relação ao ano anterior, a soja apresentou aumento de 3,9% na produção estimada, alcançando 172,5 milhões de toneladas, seguida pelo feijão, com alta de 0,9%.

Por outro lado, culturas como algodão e arroz devem registrar queda na produção, com recuos de 11% e 7,9%, respectivamente. Também são previstas diminuições nos volumes de milho (-5,6%), sorgo (-13,9%) e trigo (-1%).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados