Mundo
Líderes da UE se reúnem para combater a pressão da Rússia, China e Trump
Líderes de toda a União Europeia (UE) estão reunidos nesta quinta-feira, 12, em um castelo belga, enfrentando pressões do presidente dos EUA, Donald Trump, das estratégias econômicas agressivas da China e das ameaças híbridas da Rússia. Esses desafios estão levando o bloco de 27 países a reconsiderar sua postura na diplomacia e no comércio.
“Todos sabemos que é necessário mudar a direção, e todos entendemos para onde devemos ir”, afirmou o primeiro-ministro belga, Bart De Wever, durante um encontro com alguns líderes europeus na quarta-feira, 11. “No entanto, às vezes parece que estamos na ponte de comando do navio, olhando para o horizonte, mas sem controle sobre o leme.”
Existem diferentes opiniões sobre como a UE deve agir diante desses tempos difíceis. O encontro desta quinta-feira tem como objetivo criar propostas para uma nova cúpula prevista para o final de março.
Antes de entrarem no castelo de Alden Biesen, construído no século XVI, os líderes comunicaram que estão focados em manter a competitividade e a segurança econômica do bloco.
“Precisamos continuar com uma política comercial ativa e proteger nossas empresas contra práticas comerciais injustas e pressões econômicas”, declarou o presidente do Conselho Europeu, António Costa, pouco antes do início da reunião. Ele destacou a importância de enfrentar os custos elevados da energia e a necessidade de diminuir os obstáculos burocráticos ao comércio.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login