Mundo
Imóveis de ex-primeiro-ministro norueguês ligados a Epstein são revistados
A polícia na Noruega realizou buscas em diversos imóveis pertencentes ao ex-primeiro-ministro Thorbjørn Jagland nesta quinta-feira (12), no âmbito de uma investigação por suposta “corrupção qualificada” relacionada ao falecido criminoso sexual Jeffrey Epstein.
Documentos liberados sobre o caso Epstein no final de janeiro indicam que Jagland e/ou sua família foram hóspedes ou passaram férias na residência do financiador entre 2011 e 2018, período em que Jagland exercia os cargos de presidente do Comitê Nobel e secretário-geral do Conselho da Europa.
Em comunicado, o chefe da unidade policial de crimes financeiros, Pål Lønseth, informou que, após consentimento judicial, a força-tarefa Økokrim realizou a busca na casa de Thorbjørn Jagland em Oslo.
Além disso, outras duas propriedades localizadas em Risør e em Rauland, no sul da Noruega, também foram inspecionadas pela polícia.
Imagens de emissoras locais mostram pessoas chegando ao apartamento de Jagland em Oslo pela manhã, carregando caixas. O ex-primeiro-ministro foi filmado, sorridente, saindo acompanhado de seu advogado.
A investigação por “corrupção qualificada” contra o ex-líder trabalhista, que tem 75 anos, foi iniciada na semana anterior.
Essas buscas foram autorizadas após o Conselho da Europa revogar a imunidade de Jagland na quarta-feira.
O advogado Anders Brosveet declarou que Jagland está disposto a cooperar para esclarecer completamente o caso e que pretende ser interrogado pela Økokrim.
Anteriormente, Jagland havia afirmado que seu relacionamento com Epstein fazia parte de atividades diplomáticas regulares, mas recentemente admitiu ao jornal Aftenposten que foi um equívoco manter essa ligação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login