Economia
30% dos brasileiros aproveitam isenção do IR, 67% não
Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada na quinta-feira, 12, revela que 30% dos brasileiros afirmam ter se beneficiado da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. Em contrapartida, 67% declararam não ter recebido esse benefício, enquanto 3% não souberam ou não responderam.
O estudo ouviu 2.004 pessoas entre os dias 5 e 9 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos percentuais e confiança de 95%.
Por regiões, a menor proporção de beneficiados está no Nordeste, com 23%, enquanto o Sul apresenta maior impacto positivo, registrando 38%. O Sudeste tem 31% de beneficiados e Centro-Oeste/Norte 32%.
Considerando a faixa salarial, 23% dos que ganham até dois salários mínimos foram beneficiados, contra 74% que não. Entre aqueles que recebem entre dois e cinco salários mínimos, principal grupo visado pela medida, 34% relataram impacto positivo, enquanto 63% não observaram benefício.
Entre os que ganham acima de cinco salários mínimos, 33% afirmaram ser beneficiados, e 65% negaram o benefício.
Quanto à percepção de mudança na renda, 15% dos entrevistados disseram ter notado aumento significativo, 32% perceberam diferença, mas sem grande impacto, e 50% não notaram mudança. Outros 3% não souberam ou não responderam.
Na análise por faixa salarial, 15% dos que ganham até dois salários mínimos apontaram grande impacto na renda. Entre os que recebem entre dois e cinco salários mínimos, 14% perceberam aumento considerável, e 17% dos que recebem mais de cinco salários mínimos notaram um aumento relevante na renda.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login