Conecte Conosco

Mundo

TV iraniana mostra mulheres sem véu e gera críticas

Publicado

em

A exibição na TV estatal do Irã de entrevistas com mulheres sem o uso do véu durante uma marcha para comemorar a Revolução Islâmica causou descontentamento entre os críticos do regime clerical, que acusam as autoridades de duplicidade.

Desde a revolução de 1979, é obrigatório que as mulheres iranianas usem cobertura na cabeça em público. Recentemente, tem crescido o número de mulheres desafiando essa norma principalmente em Teerã.

Na marcha anual que celebrou o 47º aniversário da revolução, a TV estatal mostrou pela primeira vez mulheres apoiando o governo sem o véu.

Para opositores do governo, esta ação foi uma manobra estratégica após semanas de protestos violentamente reprimidos.

Uma entrevista que se tornou popular nas redes sociais apresentou uma mulher sem véu questionada sobre sua participação na manifestação. Ela respondeu: “Considerando os eventos recentes no país, quero afirmar que a resistência permanece forte pelo Irã e em nossos corações.”

Quando indagada sobre uma mensagem aos adversários do Irã, outra mulher não identificada disse: “Ou a morte ou a pátria.”

Várias entrevistas similares foram feitas na manifestação em Teerã, que, como habitual, incluiu discursos hostis contra os Estados Unidos.

Jason Brodsky, diretor de políticas do grupo norte-americano United Against Nuclear Iran, afirmou que a exibição das mulheres sem véu funcionou como uma válvula de escape para a população interna e externa durante a repressão aos protestos. Segundo ele, “Eles tentam apaziguar a situação mostrando essas imagens.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados