Mundo
Coreia do Norte ameaça resposta severa a nova invasão de drone do Sul
A Coreia do Norte emitiu um alerta nesta quinta-feira (12), afirmando que adotará uma “resposta severa” caso haja uma nova incursão de drones vindos da Coreia do Sul, informou a agência oficial norte-coreana KCNA.
O aviso ocorreu após a polícia sul-coreana realizar operações em agências de inteligência e outros 18 locais relevantes, como parte da investigação sobre a entrada não autorizada de um drone de vigilância em território norte-coreano, perto da zona industrial de Kaesong, em janeiro.
“Faço um aviso prévio de que a repetição de provocações, como a invasão da soberania da RPDC [República Popular e Democrática da Coreia], resultará necessariamente numa resposta severa”, declarou Kim Yo Jong, irmã influente do líder norte-coreano Kim Jong Un, por meio de um comunicado divulgado pela KCNA.
Embora tenha reconhecido que a Coreia do Sul tomou medidas ponderadas após o incidente, Kim Yo Jong enfatizou que a violação da soberania norte-coreana é inadmissível, independentemente das circunstâncias.
“Não importa se o responsável pela entrada do drone foi um indivíduo ou uma organização civil, isso não nos interessa”, afirmou.
O presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, comprometeu-se a impedir futuros sobrevoos de drones na faixa fronteiriça, instalada durante o governo anterior.
Inicialmente, a Coreia do Sul negou envolvimento oficial, mas uma força-tarefa conjunta entre militares e policiais está investigando três soldados em serviço ativo e um agente da inteligência.
Em sua declaração, Kim Yo Jong alertou as autoridades sul-coreanas para serem vigilantes e garantir que atos assim não ocorram novamente em seu território.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login