Mundo
Partido Nacionalista deve vencer eleições em Bangladesh
O Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP), liderado por Tarique Rahman, está a caminho de uma vitória significativa nas primeiras eleições desde o tumultuoso levante popular de 2024, conforme projeções divulgadas por emissoras de TV locais na sexta-feira (13, data local).
Por volta das 23h30 GMT de quinta-feira (20h30 em Brasília), os canais de televisão indicavam que o BNP já teria conquistado mais de 150 cadeiras, alcançando assim a maioria no Parlamento.
As emissoras Jamuna e Somoy relatam que o BNP asseguraria 197 assentos parlamentares.
A coalizão islâmica rival, liderada pelo Jamaat-e-Islami, projetava obter 63 cadeiras, um aumento considerável em relação a eleições anteriores, mas ainda distante da vitória total esperada.
Os resultados ainda não foram oficializados e a apuração segue em 299 dos 300 distritos eleitorais.
O atual líder interino do país, Muhammad Yunus, que deixará o cargo após as eleições, ressaltou anteriormente em uma mensagem nacional a relevância desta votação.
Yunus, de 85 anos e ganhador do Nobel da Paz, está no comando desde o fim do governo de 15 anos de Sheikh Hasina, em agosto de 2024.
Os jovens, principais protagonistas dos protestos no verão do hemisfério norte de 2024, que correspondem a 44% dos eleitores com idades entre 18 e 37 anos, anseiam por mudanças profundas em um país com economia parada e marcado pela corrupção.
Hasina, hoje com 78 anos, foi condenada à morte em julgamento à revelia por crimes contra a humanidade devido à repressão violenta das manifestações nos últimos meses de seu governo. Ela permanece atualmente na Índia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login