Mundo
Irã cria comissão para investigar protestos
O governo do Irã anunciou nesta sexta-feira (13) a formação de uma comissão para apurar os recentes protestos que começaram devido ao aumento no custo de vida e se transformaram em manifestações contra o governo, resultando em milhares de mortes.
Fatemeh Mohajerani, porta-voz do governo, declarou à agência de notícias ISNA que a comissão inclui representantes das instituições relevantes e está reunindo documentos e depoimentos.
A porta-voz não especificou se a investigação irá focar somente nas questões econômicas que deram origem aos protestos ou também nas mortes ocorridas durante os protestos.
O relatório final da comissão será divulgado para o público e poderá levar a ações legais quando o processo for concluído.
Os protestos, que tiveram início no final de dezembro motivados pela crise econômica, cresceram e atingiram seu ápice no começo de janeiro, com um balanço oficial de mais de 3.000 mortos.
As autoridades iranianas afirmam que a maioria das vítimas são membros das forças de segurança ou civis assassinados por grupos que associam a Israel e aos Estados Unidos.
Por outro lado, organizações internacionais de direitos humanos calculam que o número de mortos é significativamente maior, apontando que muitas das fatalidades ocorreram devido à repressão das forças de segurança.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login