Economia
Nordeste cresce no transporte aéreo, diz ministério
O Nordeste destacou-se como a região brasileira que mais cresceu no transporte aéreo doméstico na última década, proporcionalmente. Em 2025, mais de 39 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos da região, um aumento de 11,2% em comparação a 2015, de acordo com levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) baseado em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O Aeroporto do Recife, em Pernambuco, foi o que mais se destacou, com um crescimento de 42% em sua movimentação, assumindo a liderança regional. O terminal pernambucano recebeu 9,2 milhões de passageiros no último ano, superando o aeroporto de Salvador, na Bahia, que liderava em 2015 com 7,3 milhões.
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, comentou que o avanço está ligado à melhoria da infraestrutura e à recuperação econômica. O número de cidades no Nordeste atendidas por voos comerciais aumentou de 26 para 41 em uma década, impulsionado pela crescente demanda turística.
Em âmbito nacional, o Sudeste cresceu 10,7% e o Sul 1%, enquanto Centro-Oeste e Norte tiveram quedas de 11% e 7%, respectivamente. Com isso, o Nordeste elevou sua participação no mercado aéreo doméstico de 18% em 2015 para 19% em 2025.
O governo planeja investir mais de R$ 950 milhões nos próximos anos para continuar impulsionando o setor na região.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login