Conecte Conosco

Economia

Sete das oito áreas do varejo crescem em 2025, aponta IBGE

Publicado

em

Sete das oito categorias que compõem o varejo apresentaram crescimento em 2025, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No conjunto, o comércio varejista registrou um aumento médio de 1,6%.

As maiores altas foram observadas em: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,5%), Móveis e eletrodomésticos (4,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%), Tecidos, vestuário e calçados (1,3%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%) e Combustíveis e lubrificantes (0,6%).

Por outro lado, o setor de Livros, jornais, revistas e papelaria apresentou declínio de 0,9%.

Considerando o varejo ampliado — que inclui os segmentos de veículos, materiais de construção e atacado alimentício — houve um leve avanço nas vendas de 0,1% em 2025.

No entanto, a categoria de Veículos, motos, peças e partes caiu 2,9%, Material de construção recuou 0,2%, e o Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo diminuiu 2,3%.

O IBGE também revisou o desempenho das vendas no varejo ampliado de novembro em relação a outubro, ajustando a alta de 0,7% para 0,6%. Já no varejo restrito, a variação de novembro sobre outubro se manteve positiva em 1,0%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados