Economia
Vendas do varejo caem 0,4% em dezembro ante novembro, diz IBGE
As vendas do comércio varejista diminuíram 0,4% em dezembro em comparação a novembro, considerando a série com ajuste sazonal. Este resultado foi mais negativo do que a mediana das previsões coletadas pelo Projeções Broadcast, que indicava uma queda de 0,1%, com variações entre -0,9% e +0,8%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao comparar com dezembro de 2024, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo aumentaram 2,3% em dezembro, valor inferior à mediana das projeções, que previa alta de 2,5%, com variações positivas entre 0,9% e 8,6%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (13).
Durante o ano, houve um crescimento de 1,6%, acima do incremento de 1,5% registrado até novembro, conforme as estimativas, as quais variavam entre 1,4% e 2,2%.
No segmento ampliado do varejo, que inclui materiais para construção, veículos e atacado alimentício, as vendas recuaram 1,2% em dezembro em relação a novembro, considerando a série com ajuste sazonal. Esse resultado também ficou abaixo da mediana das projeções, que indicava queda de 1%, com variações entre -2,4% e +0,2%.
Ao comparar com dezembro de 2024, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado cresceram 2,8% em dezembro, ligeiramente abaixo da mediana das estimativas, que apontavam alta de 2,9%.
No acumulado do ano, as vendas do comércio varejista ampliado tiveram aumento de 0,1%, alinhado à mediana das previsões, que oscilavam entre -0,3% e +2,3%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login