Conecte Conosco

Notícias Recentes

Planalto bloqueia desfile de ministros e proíbe verba pública para Sapucaí

Publicado

em

O Palácio do Planalto decidiu impedir que ministros participem do desfile da Acadêmicos de Niterói no domingo, na Marquês de Sapucaí, que homenageará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A primeira-dama Janja da Silva optou por desfilar e estará no último carro alegórico. Lula assistirá ao desfile no camarote da Prefeitura do Rio, acompanhado do prefeito Eduardo Paes e aliados. O governo tenta evitar que o evento seja visto como propaganda eleitoral antecipada, tema em análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Advocacia-Geral da União (AGU) orientou membros do governo a custear com recursos próprios as viagens ao Rio de Janeiro para os desfiles, a não solicitar voos da Força Aérea Brasileira (FAB) e também a não transmitir o desfile por meios institucionais do governo.

Na última quinta, o plenário do TSE rejeitou por unanimidade dois pedidos dos partidos Novo e Missão que buscavam barrar o desfile da Acadêmicos de Niterói. Os ministros consideraram que a proibição configuraria censura, embora tenham identificado indícios de possíveis infrações eleitorais. A liminar foi negada, mas o caso continua em avaliação e o Ministério Público Eleitoral foi chamado para se manifestar.

A escola de samba, que participará pela primeira vez do Grupo Especial, apresentará um enredo que conta a trajetória de Lula, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. As legendas acusam Lula, o PT e a escola de samba de propaganda eleitoral antecipada. A participação de Janja preocupa parte do governo quanto aos efeitos políticos, porém seus apoiadores defendem sua escolha.

— Não há qualquer impedimento para que a primeira-dama desfile; a decisão é dela. Contudo, não lhe são garantidos os mesmos direitos dos ministros de Estado ou outras autoridades federais. Tentam criminalizar o desfile, o que é um equívoco e pode aumentar ainda mais a atenção para o evento — destaca Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, que irá acompanhar Janja no desfile.

Lula inicia nesta sexta-feira um giro de Carnaval pelo Recife, passando pelo Galo da Madrugada, seguindo para Salvador e os trios elétricos no sábado, e encerrando na Marquês de Sapucaí no domingo, no Rio.

Há uma preocupação generalizada no governo com a possível repercussão negativa da presença de Lula nas celebrações carnavalescas, temendo críticas e vaias que adversários poderiam explorar nas redes sociais. Outro grupo dentro do governo acredita, entretanto, que a participação do presidente nas festas o aproxima do povo, ressaltando a importância de que Lula esteja mais presente nas ruas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados