Centro-Oeste
Folia Garantida em Águas Claras
O Carnaval em Águas Claras está confirmado para 2026. Após um acordo firmado entre os produtores culturais, a Administração Regional, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSPDF) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o cronograma da festa na Rua do Lazer foi definido. Os foliões poderão aproveitar a programação que acontecerá de sábado a segunda-feira, levando a celebração para diferentes regiões do Distrito Federal.
Alyson Soares, produtor do bloco da Toca e do bloco infantil Florestinos, explicou que o primeiro bloco já tem sete anos de atuação na cidade, enquanto o Florestinos terá sua primeira edição em 2026. Outros blocos também são tradicionais na região: o Baile da Piki completará seis anos e o Brilho, Cor e Som está em sua segunda edição.
Ele explicou que é necessário obter alvará todo ano para realizar os blocos e eventos culturais na Rua do Lazer. Este ano, porém, enfrentaram mais dificuldades para conseguir a licença e realizar o Carnaval. Ao surgir o cadastro para os blocos do DF Folia 2026, os produtores buscaram a Administração Regional de Águas Claras para negociar data, horário e logística, resolvendo os impasses em reunião recente.
Após encontros com os produtores culturais e a Secretaria de Segurança Pública do DF, o Carnaval de Águas Claras está garantido.
Pikineia, responsável pelo Baile da Piki, enfatizou que a reunião da semana foi crucial para garantir o Carnaval. Ela agradeceu os órgãos envolvidos, como a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Segurança Pública. Alyson reforçou o papel da SSP na decisão que possibilitou a festa na cidade.
Dandara de Lima, produtora cultural, ressaltou a importância do Carnaval como uma das maiores manifestações populares do mundo. Ela destacou que a festa será realizada durante três dias, com horários definidos e organização, representando uma política pública da Secretaria de Cultura. Para Dandara, o Carnaval nas cidades descentralizadas, especialmente em Águas Claras, movimenta a cultura local.
Segundo ela, os blocos também incentivam as crianças a saírem das telas dos dispositivos eletrônicos, promovendo a convivência nas ruas. Esses movimentos culturais ajudam a integrar famílias e vizinhanças, gerando impacto psicológico, social e econômico para a comunidade.
Alyson concordou e afirmou que toda cidade precisa de eventos culturais para que os moradores possam aproveitar lazer e diversão localmente, sem precisar se deslocar grandes distâncias.
A programação do Carnaval em Águas Claras
A programação acontecerá na Rua do Lazer de Águas Claras, de sábado a segunda-feira. Uma novidade é a criação de uma plataforma chamada “Somos Carnaval”.
O sábado, dia 14, terá o Bloco da Piki a partir das 15h. No domingo, dia 15, o Bloco da Toca animará das 15h às 22h, enquanto o Bloco Florestinos acontecerá pela manhã a partir das 9h, sendo dedicado ao público infantil. Na segunda-feira, dia 16, das 15h às 22h, ocorre a segunda edição do Brilho, Cor e Som.
Harmonia e fiscalização
A Administração Regional de Águas Claras informou que, após audiência do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e reunião com a Secretaria de Segurança Pública (SSPDF), foi alcançado um acordo para viabilizar o Carnaval.
Os produtores assumiram o compromisso de manter o volume do som dentro dos limites permitidos. Durante os dias de festa, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e as forças de segurança farão fiscalização para garantir o bom andamento do evento. Gilvando Galdino Fernandes, administrador de Águas Claras, garantiu que o Carnaval ocorrerá com alegria para os foliões e respeito para quem deseja descanso. Ele destacou que o diálogo entre produtores, órgãos e comunidade levou a uma solução equilibrada que beneficia a cidade.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login