Notícias Recentes
Governo recomenda que ministros não desfilem em escola de samba que homenageia Lula
O Palácio do Planalto orientou seus ministros a não participarem do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que fará homenagem ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A recomendação é que os ministros interessados em assistir ao desfile acompanhem Lula no camarote do Sambódromo da Sapucaí.
Além disso, o Planalto recomendou que os ministros não utilizem aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para se deslocar ao Rio de Janeiro.
O recado foi claro: quem desejar comparecer ao evento deverá custear suas próprias passagens, evitando qualquer gasto público relacionado à ida ao desfile da Acadêmicos de Niterói.
Quem está previsto para desfilar pela escola de samba é a primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Ela deverá participar do desfile em um carro alegórico da escola. A equipe jurídica do governo entende que sua participação é permitida, pois ela não ocupa cargo público.
Essa orientação do Palácio do Planalto surge em meio a críticas de políticos da oposição. Para esses adversários, a presença de membros do governo no desfile poderia configurar uso indevido da máquina pública para promoção eleitoral do presidente e outras autoridades, implicando em suposta campanha antecipada.
Outra polêmica envolve o fato de algumas escolas de samba receberem patrocínio do governo.
Na quinta-feira, 12, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por unanimidade uma ação do Partido Novo que buscava impedir o desfile da Acadêmicos de Niterói, apontando suposta propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder por parte de Lula, do PT e da escola.
O TSE decidiu que não é possível considerar abuso de poder de forma preventiva, antes que os fatos ocorram e seja formalizada uma candidatura.
Em seu voto, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou que não cabe intervenção prévia, mas ressaltou que o carnaval não pode ser usado como “fresta para ilícito eleitoral”.
Fontes do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, indicam que Lula foi aconselhado a assistir também a desfiles de outras escolas de samba, além daquela que o homenageia.
O objetivo é passar a imagem de que o presidente prestigiou o evento como um todo, e não apenas a escola que celebra suas administrações.
A Acadêmicos de Niterói, que foi promovida da segunda divisão dos desfiles do Rio de Janeiro, será a primeira escola a entrar na avenida no domingo, 15, com previsão de início do desfile às 22 horas. Cada escola tem até uma hora e vinte minutos para completar sua apresentação no Sambódromo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login