Conecte Conosco

Economia

BCE multa banco francês por ignorar riscos do clima

Publicado

em

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou na sexta-feira (13) uma multa de 7,55 milhões de euros (aproximadamente R$ 46,7 milhões) ao banco francês Crédit Agricole. A penalidade foi imposta porque o banco não cumpriu uma determinação feita pelo BCE em 2024, que exigia a avaliação dos riscos climáticos e ambientais em suas operações.

Segundo o BCE, o Crédit Agricole não avaliou adequadamente a relevância dos riscos climáticos e ambientais dentro do prazo estipulado.

A multa diária estava prevista para começar a ser aplicada em 31 de maio de 2024, caso o banco não atendesse à exigência.

O valor da multa corresponde a 75 dias em 2024, período durante o qual o banco francês não identificou suficientemente os riscos climáticos que poderiam impactar seu balanço financeiro.

Um representante do Crédit Agricole declarou sua surpresa diante da multa, considerando-a uma sanção puramente administrativa, e afirmou que o banco cumpriu todas as exigências do BCE. Também ressaltou que a multa não afetará significativamente os resultados financeiros da instituição.

Em final de 2023, o BCE já havia alertado que aplicaria medidas punitivas a bancos que demorassem a levar em conta os riscos climáticos em suas atividades.

Em novembro, o BCE aplicou uma multa de 187.650 euros ao banco espanhol Abanca, pela não observância dessas mesmas regras durante 65 dias em 2024.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados