Conecte Conosco

Mundo

Macron alerta sobre interferência estrangeira e critica algoritmos digitais

Publicado

em

Emmanuel Macron, presidente da França, fez um alerta nesta sexta-feira, 13, sobre o perigo de interferência estrangeira nas eleições na Europa. Ele defendeu a criação de regras mais rígidas para as plataformas digitais com o objetivo de proteger a democracia do continente.

Em sua fala na Conferência de Segurança de Munique, Macron destacou que com importantes votações previstas na Europa, defender a soberania significa também garantir a transparência e honestidade do debate público e dos processos democráticos. Ele ressaltou que as democracias enfrentam uma forte pressão devido à manipulação de informações e à interferência externa, facilitadas pelas redes sociais.

O presidente francês criticou a ideia de que liberdade de expressão implica ausência de regras. Questionou como é possível aceitar que tudo que é proibido no espaço público seja permitido no digital sob o argumento da liberdade. Para ele, a liberdade deve incluir respeito e não pode justificar discursos ilegais ou campanhas de desinformação na internet.

Macron também expressou preocupação sobre o impacto dos algoritmos das grandes empresas tecnológicas. Perguntou o que significa liberdade de expressão sem regras e afirmou que isso não deve resultar em entregar o controle da mente dos jovens para algoritmos que não compartilham os valores ocidentais, citando especificamente algoritmos chineses.

Ele pediu mais responsabilidade das companhias de tecnologia e reforçou a proposta de proibir o acesso de menores de 15 anos às redes sociais como uma medida para proteger a democracia e a saúde pública.

De acordo com o presidente, proteger a essência das democracias europeias depende da combinação de regulação digital, cooperação entre países e ação firme contra tentativas de interferência externa.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados