Conecte Conosco

Notícias Recentes

Morre aos 81 anos José Álvaro Moisés, cientista político e fundador do PT

Publicado

em

José Álvaro Moisés, que esteve entre os fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), faleceu na sexta-feira (13) aos 81 anos. Ele era professor titular de Ciência Política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e sofreu afogamento na Praia de Itamambuca, localizada em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o professor foi encontrado inconsciente na areia e as equipes de resgate executaram tentativas de reanimação ainda na praia.

Embora José Álvaro Moisés tenha sido um dos principais intelectuais na criação do PT, ele passou a criticar o partido nos anos recentes, afirmando em 2010 que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia “ultrapassado limites”.

Em entrevista ao Estadão em 2023, Moisés comentou que o PT apresentava um viés: aceitava manifestações feitas por ele como legítimas, mas rotulava protestos contrários como ilegítimos. Destacou ainda que a falta de ação das forças democráticas diante do descontentamento com o sistema político possibilitou que a direita e outros grupos conservadores ganhassem destaque em manifestações ocorridas em 2013.

Homenagem da ABCP

A Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) manifestou pesar nas redes sociais pela perda do acadêmico. Ressaltaram que sua carreira foi marcada pelo rigor intelectual e pelo compromisso com a vida pública, deixando um legado essencial para a área e para futuras gerações de pesquisadores.

A ABCP também destacou o papel importante de José Álvaro Moisés na internacionalização da pesquisa brasileira, representando o país em importantes fóruns mundiais, como o Comitê Executivo da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA) entre 2011 e 2015, e no Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC) de 2013 a 2016.

Além de suas contribuições teóricas sobre cultura política e qualidade da democracia, ele teve uma atuação administrativa e liderança significativa na ABCP, sendo o primeiro coordenador da Área Temática de Cultura Política e Democracia de 2006 a 2012.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados