Notícias Recentes
Zelensky chama Putin de prisioneiro da guerra
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, declarou neste sábado (14), durante a Conferência de Segurança de Munique, que o líder russo, Vladimir Putin, é um ‘prisioneiro da guerra’.
‘Ninguém na Ucrânia acredita que ele deixará nosso povo em paz, tampouco outras nações europeias, pois não consegue abandonar a ideia da guerra. Ele pode se ver como um czar, mas, na verdade, é um prisioneiro da guerra’, afirmou.
Zelensky, presente no fórum desde sexta-feira (13), destacou a necessidade urgente do envio rápido de mísseis de defesa antiaérea, visando proteger a Ucrânia dos ataques russos que, segundo ele, destruíram todas as usinas de energia ucranianas.
‘A maioria dos ataques tem como alvo nossas usinas e outras infraestruturas cruciais. Não existe nenhuma usina na Ucrânia que não tenha sido afetada pelos ataques russos’, explicou.
Os bombardeios deixaram centenas de milhares de pessoas sem aquecimento em meio a temperaturas muito baixas.
Em mensagens nas redes sociais, Zelensky comentou que conversou por telefone com o representante americano Steve Witkoff e com o genro do ex-presidente Donald Trump antes das negociações.
‘Confiamos que os encontros serão produtivos’, acrescentou.
No entanto, sem avanços diplomáticos até o momento, o líder ucraniano pediu que os aliados ocidentais atuem com mais rapidez nas decisões políticas.
‘As armas evoluem mais rapidamente do que as decisões políticas para detê-las’, declarou.
Os drones Shahed, de fabricação iraniana usados pela Rússia, foram apontados como muito mais eficazes.
Na sexta-feira, a Rússia anunciou uma nova rodada de negociações para os dias 17 e 18 de fevereiro com representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos, buscando uma solução para o conflito que está prestes a completar cinco anos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login