Conecte Conosco

Mundo

ONG palestina acusa Israel de retaliar presos em vídeo de abuso

Publicado

em

Uma organização não governamental palestina acusou Israel de realizar uma retaliação após a divulgação de um vídeo que mostra o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, identificada como figura de extrema direita, supervisionando maus-tratos contra detentos em uma prisão militar.

Na véspera do início do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, Ben Gvir esteve na prisão Ofer, localizada na Cisjordânia sob ocupação, conforme reportado pelo Canal 7 de Israel.

O vídeo captado na sexta-feira mostra aproximadamente vinte agentes de polícia armados, disparando granadas de efeito moral enquanto circulam em um corredor que leva às celas da prisão.

Em seguida, cinco prisioneiros foram retirados das celas com as mãos amarradas para trás e forçados a se deitar de bruços no chão.

Essa ação ocorreu pouco antes da votação final no parlamento israelense de um projeto que propõe a pena de morte para presos palestinos condenados por terrorismo.

Abdala al Zaghari, líder do Clube dos Prisioneiros Palestinos, declarou à AFP que estas medidas fazem parte de uma série de ações destinadas a retaliar os detidos palestinos.

Ele também frisou que as atitudes do ministro Ben Gvir e do governo de direita impactam não somente os palestinos e os presos, mas também prejudicam os sistemas jurídico e de direitos humanos em âmbito global.

Ben Gvir é conhecido por sua retórica agressiva e é um dos membros mais radicais da coalizão liderada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Em um trecho do vídeo, ele afirma ter orgulho de visitar uma prisão destinada a terroristas, referindo-se aos detentos como os piores dentre os piores, e expressa desejo de repetir tais ações.

O grupo islâmico palestino Hamas definiu os comentários do ministro como um novo crime de guerra e um desafio aberto ao direito internacional humanitário relacionado aos prisioneiros.

Organizações internacionais de direitos humanos têm denunciado abusos em prisões israelenses desde o ataque do Hamas contra território israelense, ocorrido em 7 de outubro de 2023.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados