Conecte Conosco

Mundo

UE não participará da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos por causa da Rússia

Publicado

em

O comissário da União Europeia (UE) para a Juventude e o Esporte, Glenn Micallef, comunicou nesta quarta-feira (18) que não estará presente na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina, marcada para 6 de março. Essa decisão foi tomada após a autorização para que atletas da Rússia e de Belarus competissem representando suas bandeiras nacionais.

Glenn Micallef afirmou nas redes sociais: “Enquanto persistir a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, não posso apoiar o retorno dos símbolos nacionais, como bandeiras, hinos e uniformes, diretamente ligados a esse conflito”. Ele também considerou “inadmissível” que os atletas desses países tenham recebido convites sem terem passado por qualificatórias.

Na terça-feira, Craig Spence, representante do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), informou à AFP que os atletas russos e bielorrussos competirão na Itália com seus símbolos nacionais, diferente dos Jogos Olímpicos atuais, em que participam sob bandeira neutra e após cumprirem diversas condições.

O CPI concedeu seis convites à Rússia e quatro a Belarus. Essa medida foi considerada “decepcionante e ultrajante” pelo ministro dos Esportes da Ucrânia, Matvii Bidny, em rede social.

Matvii Bidny acrescentou: “Para a Rússia, o esporte paralímpico é um suporte para as pessoas que Putin enviou à Ucrânia para matar e que retornaram feridas, com deficiências. Oferecer essa plataforma é dar voz à propaganda de guerra”.

O presidente do Comitê Paralímpico Ucraniano, Valery Sushkevich, disse à AFP estar “indignado” com a situação, mas optou por não boicotar, acreditando que isso poderia ser interpretado por Vladimir Putin como uma vitória russa sobre os paralímpicos ucranianos.

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina ocorrerá em 6 de março, com encerramento previsto para 15 do mesmo mês.

A autorização concedida pelo CPI para a participação da Rússia e Belarus nos jogos paralímpicos marca um avanço importante na reintegração desses países ao esporte internacional. Ambos estavam suspensos do cenário esportivo mundial desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, na qual Belarus deu apoio.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados