Brasil
CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda
O empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, terá seu depoimento antecipado para esta segunda-feira (23), às 16h, no Senado Federal. A informação foi divulgada na última quinta-feira (19) pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A comissão vai ouvir o banqueiro para discutir contratos de empréstimos consignados do Banco Master que foram suspensos pelo INSS devido à ausência de comprovação da autorização dos aposentados.
Carlos Viana explicou que o depoimento, originalmente marcado para a quinta-feira (26), foi antecipado para permitir que os trabalhos da CPMI avancem prioritariamente. Ele reforçou que os trabalhos seguirão com rigor, responsabilidade e rapidez, sempre buscando a verdade acima de interesses políticos e a justiça acima de interesses particulares.
Na reunião do dia 5, a CPMI já contou com o depoimento do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, que explicou os motivos da não renovação do contrato entre o INSS e o Banco Master para empréstimos consignados. De um total de 324 mil contratos de crédito com aposentados, 251 mil não possuíam a documentação necessária.
“Diante da grande quantidade de reclamações dos segurados, optamos por não renovar o acordo de cooperação técnica em 18 de setembro, antes da liquidação do Banco Master”, declarou Gilberto Waller Júnior.
Ele ainda comentou que solicitou ao Banco Master a análise dos contratos de empréstimos consignados que não foram devidamente registrados no sistema. Conforme relatado, os documentos apresentados careciam das informações básicas para controle, como valor emprestado, taxa de juros e custo efetivo. Além disso, as assinaturas eletrônicas dos segurados não continham o QR code que certifica a autenticidade da assinatura.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login