Conecte Conosco

Mundo

Jovem português julgado por incentivar ataque no Brasil

Publicado

em

Um jovem de Portugal, atualmente com 18 anos, iniciou seu julgamento nesta quinta-feira (19) no norte do país, acusado de incentivar através das redes sociais um adolescente a realizar um ataque em uma escola no sul do Brasil.

O processo começou a portas fechadas no tribunal de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro (norte), onde o jovem morava antes de ser preso preventivamente, em maio de 2024.

Ele enfrenta acusações de incitar publicamente um crime, estimular o ódio e a violência, fazer parte de uma organização criminosa, além de ser responsável por mais de 200 crimes relacionados à pornografia infantil.

De acordo com a investigação, o réu comandava um grupo de jovens em uma rede social chamada Discord que realizava e filmava atos violentos contra pessoas e animais.

Um destes atos inclui um ataque ocorrido em outubro de 2023, quando um garoto de 16 anos disparou tiros contra colegas em uma escola do estado de São Paulo, resultando na morte de uma estudante de 17 anos e ferindo outros três adolescentes.

Além disso, as autoridades brasileiras conseguiram evitar três ataques planejados por jovens entre 12 e 14 anos.

Durante a primeira audiência, o acusado optou por não falar, mas seu advogado, Carlos Duarte, afirmou que ele não é “um monstro” e que embora tenha feito parte de um grupo, nunca foi seu líder.

A inspetora da polícia judiciária portuguesa responsável pela investigação, Ana Rita Alves, explicou que o adolescente, conhecido pelo apelido de Mikazz, vivia “uma vida online paralela, liderando um grupo que praticava e expunha atos de violência extrema.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados