Economia
PIB do Brasil cresce 2,2% em 2025, diz FGV
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou um crescimento de 2,2% no ano de 2025, conforme dados do Monitor do PIB, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). No quarto trimestre de 2025, comparado ao terceiro trimestre do mesmo ano, a atividade econômica permaneceu estável, sem variação.
Comparando com o quarto trimestre de 2024, o PIB avançou 1,6% no último trimestre de 2025. Em relação ao mês de dezembro em comparação a novembro, o PIB também se manteve estável, enquanto comparado a dezembro de 2024, cresceu 2,2% em dezembro de 2025.
Segundo a FGV, todos os segmentos que compõem o PIB registraram crescimento em 2025, tanto pela ótica da oferta quanto pela ótica da demanda. De acordo com Juliana Trece, coordenadora do Núcleo de Contas Nacionais do Ibre/FGV, a economia mostrou uma desaceleração, apesar de ter apresentado o quinto crescimento anual consecutivo.
Na ótica da oferta, o desempenho foi impulsionado principalmente pela agropecuária, que foi o único setor com aumento expressivo de contribuição, igualando-se em magnitude ao setor de serviços, que sofreu uma redução. O setor industrial e os impostos também apresentaram diminuição em suas contribuições.
Juliana Trece destacou que o avanço de 2,2% no PIB de 2025 foi resultado de uma contribuição de 1,0 ponto percentual dos Serviços; 0,7 da Agropecuária; 0,3 da Indústria; e 0,2 de Impostos.
Na ótica da demanda, a maior parte dos componentes apresentou queda nas contribuições positivas, exceto as exportações, que cresceram. Mesmo diante de um cenário de aperto monetário e tarifas impostas ao Brasil, a economia conseguiu expandir 2,2%. No decorrer do ano, o crescimento perdeu ritmo, terminando o quarto trimestre estável.
O Monitor do PIB utiliza a mesma metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelos dados oficiais das Contas Nacionais.
Pela ótica da demanda, o consumo das famílias aumentou 1,5%, a Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos) cresceu 3,6%, as exportações subiram 6,2% e as importações 5,1% em 2025.
Em valores correntes, o PIB atingiu R$ 12,630 trilhões no período de janeiro a dezembro de 2025, a maior marca da série histórica. O PIB per capita alcançou R$ 59.182, também o maior já registrado. A taxa de investimento da economia ficou em 17,1% no ano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login