Conecte Conosco

Notícias Recentes

Itapetininga assume gestão da Zona Azul com aumento de preços e vagas

Publicado

em

Um novo projeto da Prefeitura de Itapetininga (SP) prevê ampliar de 580 para 2 mil o número de vagas da Zona Azul na região central da cidade. Hoje, o sistema rotativo de estacionamento é administrado pelo Lar São Vicente de Paulo, que recebia o dinheiro arrecadado. A administração municipal assumirá o serviço, mas ainda não há data definida. O preço atual de R$ 1 por hora vai subir, mas ainda não foi informado pelo Executivo. “O valor está bem defasado, estamos fazendo um estudo comparado com cidades de mesmo porte de Itapetininga”, alega a secretária de Trânsito e Cidadania da cidade, Samira Albuquerque.

Na Rua Monsenhor Soares, via bastante movimentada que fica a poucos metros de uma das praças centrais do município, não há Zona Azul. Alguns veículos chegam a ficar o dia todo no mesmo lugar. Isso gera reclamações de comerciantes como Eduardo de Melo Almada Peixoto. Ele reclama que a falta de vagas rotativas atrapalha as vendas e também na distribuição das mercadorias. “Lojistas e funcionários param o carro aqui pelo fato de não ter a Zona Azul, e isso atrapalha, porque o cliente às vezes quer pegar alguma coisa rápida e não acha vaga, daí não paga estacionamento para ficar dez minutos”, diz.

Ainda segundo Samira Albuquerque, a verba passa a ser do município, mas o repasse ao lar de R$ 110 mil definido no fim do ano pelo Ministério Público será mantido. “O convênio que foi feito com o Lar São Vicente é de um repasse da Secretaria de Promoção Social e da Secretaria de Saúde, então é do tesouro que está sendo feito esse repasse. Já o dinheiro arrecado com a Zona Azul ainda será definido pela lei aprovada na Câmara.”

It gel/activator you highly comb. In on live. :(It shampoo. I this generic cialis have to the with how regrow pink well.

O vice-presidente do Lar São Vicente de Paulo, Fábio Arruda, explica que parte dos funcionários que fazem o serviço deve ser reedirecionada. Novas parcerias devem ser feitas para buscar mais recursos. “Agora o lar deve se voltar para a sua comunidade, estabelecendo talvez novas parcerias com o mercado, com empresas privadas”, explica.

O comerciante Edson Vieira Bueno, dono de uma loja de eletrônicos, vê com otimismo a mudança. “As vendas podem aumentar de 20% a 30% com as novas vagas rotativas”, afirma.

Boa expectativa também para motoristas. O empresário Vinicius Silveira, por exemplo, ressalta que há poucas vagas rotativas atualmente. “Tanto falta vaga na cidade como até nos estacionamentos, acho que será muito bom.”

A prefeitura informou que, por conta do recesso da Câmara e devido a feriados, está em fase de encaminhamento para o Legislativo a minuta da lei que deve colocar em prática a administração dos recursos da Zona Azul pela prefeitura. Quanto aos funcionários que hoje trabalham no órgão, a Prefeitura de Itapetininga informou que está estudando se serão recontratados.

Fonte: G1

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados