Conecte Conosco

Mundo

Nasa adia lançamento tripulado da Lua novamente

Publicado

em

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, adiou o lançamento do foguete que levaria astronautas de volta à Lua, agora previsto para pelo menos abril.

O enorme foguete lunar será movido de volta ao hangar esta semana para consertos adicionais antes que os astronautas possam embarcar.

No último domingo (22), a agência anunciou que, se o tempo permitir, fará na terça-feira (24) a lenta movimentação de 6,4 km do veículo pelo Centro Espacial Kennedy.

Problemas com o foguete

Ao concluir um novo teste de abastecimento na quinta-feira (19) para assegurar que vazamentos de hidrogênio fossem resolvidos, surgiu outro problema.

O sistema de hélio do foguete apresentou defeito, causando novo atraso na missão que deveria ser a primeira viagem tripulada à Lua em mais de 50 anos.

Engenheiros haviam controlado os vazamentos de hidrogênio e definida a data de lançamento para 6 de março, já com um mês de atraso, quando o problema com o sistema de hélio ocorreu. Esse gás é essencial para purgar os motores e pressurizar os tanques de combustível.

Segundo a NASA, é necessário levar o foguete de volta ao prédio de montagem para investigar e solucionar essa falha.

Possibilidade de lançamento em abril

A Nasa informou que a rápida movimentação do foguete mantém a chance de lançar a missão em abril, porém isso dependerá de como os reparos avançarem. A agência tem apenas alguns dias no mês para realizar o lançamento da tripulação de quatro pessoas, que viajarão ao redor da Lua e retornarão à Terra.

Os três astronautas americanos e o canadense que foram escolhidos para a missão Artemis II estão em prontidão na cidade de Houston. Eles se tornarão as primeiras pessoas a visitar a Lua desde o programa Apollo, que entre 1968 e 1972 enviou 24 astronautas ao espaço.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados