Conecte Conosco

Notícias Recentes

Alunos começam o ano letivo

Publicado

em

Começou ontem (2) o ano letivo para os mais de 470 mil alunos das escolas públicas do Distrito Federal. Indefinições políticas, paralisação total dos professores e reformas nas unidades de educação culminaram em um retardamento de mais de três semanas no início do calendário do ano letivo de 2015, além de cinco dias de atraso nas aulas.

De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) Cláudio Antunes, a mudança do calendário feita pelo governo fará com que o período letivo se estenda até próximo ao ano novo. “O governo fez a alteração no calendário do dia 9 ao dia 23 o que automaticamente fez com que o ano letivo fosse até o dia 29, véspera de ano novo”. Em relação ao atraso no início do período letivo, o diretor informou que as escolas não terão problemas na reposição nas aulas. “Os cinco dias de atraso serão repostos, mas essa recomposição das aulas irá variar segundo a realidade de cada escola”, explicou.

Cláudio informou também que uma nova greve não está descartada pelo sindicato. “Os pagamentos dos benefícios estão sendo feitos em seis parcelas. Quatro já foram pagas e as outras duas, serão efetuadas na folha de março e de setembro. Atualmente, estamos em estado de mobilização e teremos uma assembleia no dia nove de abril. Se o governo não tiver efetuado os pagamentos, com certeza entraremos mais uma vez de greve”, finalizou.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) afirmou que as aulas não precisam necessariamente ultrapassar o Natal, mas explicou que, para que isso ocorra, as escolas deverão usar os dois “dias letivos móveis”, previstos em calendário, para marcar aulas para os fins de semana. Caso seja acatada essa decisão, o ano letivo poderá terminar no dia 22 de dezembro. O órgão comunicou também que a reposição dos dias paralisados será feita através de um acordo entre a SEDF e o Sinpro-DF.

O estudante do 1º ano do Centro de Ensino Médio Setor Leste Mauro Cezar, de 16 anos, comemorou a volta às aulas, e se mostrou receoso em relação ao conteúdo programático. “Muito bom as aula voltarem, estava esperando por  isso. Apesar das longas férias, que foram muito boas, tenho medo que, com o atraso nas aulas, os professores não consigam passar todo o conteúdo. Tenho PAS neste ano e o atraso no conteúdo pode me prejudicar muito”, disse.

Fonte: Alô

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados