Centro-Oeste
GDF leva serviços gratuitos a Arapoanga nesta sexta e sábado
A comunidade de Arapoanga vai receber, na sexta-feira (27), das 9h às 16h, e no sábado (28), das 9h às 12h, a 69ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O evento acontecerá em frente ao Centro Educacional Dona América Guimarães, oferecendo uma variedade de serviços gratuitos para a população.
Estão disponíveis serviços de cidadania, assistência social, capacitação profissional, orientações jurídicas e atendimentos de saúde realizados por entidades parceiras e voluntárias. Entre os destaques estão a vacinação contra covid-19 e HPV, além de atendimentos como fisioterapia e massagem.
O programa conta com a presença do Na Hora, que reúne vários órgãos do governo local e federal, incluindo a Polícia Civil, que realizará emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade Nacional, e a unidade móvel da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), oferecendo consultas jurídicas.
Profissionais voluntárias do programa Voluntariado em Ação, da Sejus-DF, vão oferecer serviços de beleza, como cortes de cabelo e maquiagem. Também haverá um espaço da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF), que oferecerá vacinação gratuita para animais de estimação.
Na sexta-feira pela manhã será promovido o curso Nasce uma Estrela, direcionado a gestantes e mães de recém-nascidos, com uma equipe multidisciplinar formada por doulas, técnicas de enfermagem, bombeiros militares, psicólogos e o médico Ricardo Fonseca. O curso abordará temas como amamentação, primeiros socorros para bebês, recuperação pós-parto e cuidados iniciais com o recém-nascido. Desde seu início, o projeto já beneficiou mais de 2,5 mil mulheres no DF, com expectativa de atender 100 participantes nesta edição. Interessadas podem se inscrever no local ou pelas redes sociais da Sejus-DF.
Durante o evento, as mulheres em situação de violência terão acesso ao espaço Direito Delas, que oferece acolhimento e orientações, e o Acolhe DF estará disponível para atender pessoas com dependência química e em situação de rua, oferecendo encaminhamentos necessários.
A programação cultural inclui, na sexta-feira às 14h30, uma aula de ritmo com idosos do programa Viver 60+, comandada pela professora de zumba Patrícia Alves. Ainda na manhã de sexta, o Detran-DF apresentará a peça teatral Transitando com Responsabilidade, seguida da Batalha de Rimas com o MC do Trânsito e repentistas do Detran. No sábado, o evento será encerrado com um show de axé.
Desde fevereiro de 2023, o GDF Mais Perto do Cidadão já realizou mais de 500 mil atendimentos em diversas regiões administrativas do Distrito Federal. No ano passado, as dez edições do programa totalizaram cerca de 120 mil atendimentos, consolidando a iniciativa como uma das maiores ações itinerantes de serviços públicos do Brasil.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login