Conecte Conosco

Notícias Recentes

Haddad pode ser candidato ao governo de São Paulo, diz reunião com Lula

Publicado

em

Em encontro realizado na noite desta quinta-feira (26), Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, conversou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a possibilidade de que ele concorra ao governo de São Paulo nas próximas eleições. Fontes próximas a ambos afirmam que as negociações para convencer o ministro, que até então não demonstrava interesse em participar da disputa, estão avançando.

Apesar de ainda não haver uma definição concreta, aliados do presidente acreditam que a persuasão de Lula levará Haddad a aceitar a candidatura, já que não deve ignorar o apelo do chefe do Executivo. Considera-se também uma possível chapa que incluiria as ministras Simone Tebet (Planejamento) e Marina Silva (Meio Ambiente), além do ministro Márcio França (Empreendedorismo).

Alguns aliados indicam que, caso o ministro optasse por concorrer ao Senado, a jornada seria menos desafiadora. Porém, há uma avaliação de que a candidatura ao governo de São Paulo pelo PT tende a fortalecer a reeleição do presidente Lula.

Inicialmente, Haddad não pretendia disputar nenhum cargo nas eleições deste ano e planejava apoiar a campanha de reeleição do presidente Lula. Contudo, a pressão para que ele dispute o governo paulista aumentou com a ascensão do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em pesquisas para presidente da República. O ministro é visto por Lula e pelo PT como um nome forte e capaz de atrair votos importantes para a eleição nacional, semelhantemente ao que ocorreu em 2022.

Na eleição passada, apesar da derrota para o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Haddad obteve o melhor desempenho da história do partido nas eleições para o Palácio dos Bandeirantes, fato apontado como crucial para a volta de Lula ao Planalto na acirrada disputa contra Jair Bolsonaro.

Com isso, a tendência é que Haddad entre na corrida pelo governo, e não para o Senado, mesmo relutando em participar dessa disputa novamente. A outra alternativa mais competitiva seria o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que já descartou novo pleito para o governo paulista após ter exercido o cargo quatro vezes.

Conforme reportado por O GLOBO, a saída do ministro do governo, inicialmente planejada para meados de fevereiro, deverá ser adiada mais uma vez, já que Haddad foi designado para participar da visita do presidente americano, Donald Trump, na Casa Branca. Durante o jantar desta quinta, será definida a participação do ministro na viagem, cujo encontro ainda não tem data exata, mas deve ocorrer na segunda quinzena de março. Caso confirme a candidatura, Haddad terá que deixar o governo até o início de abril.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados