Centro-Oeste
TJDFT inicia 32ª Semana pela Paz em Casa
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CMVD/DF), começa nesta segunda-feira, 9 de março, a 32ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. A iniciativa, feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vai até 13 de março em tribunais de todo o país e tem como objetivo dar mais atenção à violência contra mulheres e acelerar a análise dos casos relacionados.
No TJDFT, as ações acontecem durante todo o mês de março, dentro e fora do tribunal. No domingo, 8 de março, Maryanne Abreu e Marcos Francisco de Souza participam de atividades na Tenda da Mulher, na Administração de Taguaparque, das 8h às 13h, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. No dia 9, às 9h, eles conduzem uma roda de conversa com mulheres da Associação de Idosos de Taguatinga (AIT).
Na terça-feira, 10 de março, as juízas Fabriziane Zapatta, Gislaine Carneiro Campos e Luciana Rocha, coordenadoras da CMVD, recebem homenagens na Cerimônia de Outorga da Medalha Mulher Mais Segura, às 9h, no Teatro Pedro Calmon, no Quartel General do Exército. No mesmo dia, a juíza Luciana Rocha e as servidoras Luana Nascimento e Lianne Oliveira participam de um seminário sobre o Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar) no Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), voltado para profissionais da rede social, especialmente policiais civis.
Também na terça, a partir das 14h, as servidoras Márcia Borba e Maressa Veloso participam do encontro “Entre Elas: Roda de Fortalecimento e Autoproteção” para mulheres vítimas de violência no Polo Leste, na sede do Ministério Público de São Sebastião. Em Santa Maria, também às 14h, a juíza Gislaine Carneiro e o servidor Paulo Roberto Macedo visitam a escola CED 310, premiada no Congresso MPVE 2025 com o Projeto Flores na Escola, e participam de uma roda de conversa com estudantes do ensino médio.
Na quinta-feira, 12 de março, às 17h, as juízas Gislaine Campos e Luciana Rocha participam da renovação da parceria com a Fundação Instituto para Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Fundação IDEAH/SBCP), que visa cirurgias plásticas reparadoras para mulheres que sofreram violência doméstica.
Na sexta-feira, 13 de março, pela manhã, a juíza Gislaine, o juiz Felipe Karsten, a Tenente-Coronel Renata Braz e o servidor Paulo Roberto de Macedo promovem uma reunião de alinhamento entre o Sistema de Justiça e equipes de Provid Gama, Santa Maria e zona rural. Às 9h, no Bosque dos Eucaliptos de Ceilândia, o servidor Marcos Francisco de Souza faz uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e prevenção à violência, promovida pelo Instituto Filhos da Terra. Às 14h, a juíza Fabriziane Zapata e as servidoras Luana Nascimento e Lianne Oliveira promovem o encontro “Diálogos interinstitucionais: O Conselho Tutelar diante da violência doméstica contra mulheres”, com conselheiros tutelares de Riacho Fundo I e II.
No dia 18 de março, às 15h, a juíza Gislaine Campos participa de uma palestra sobre “Questões de Gênero na Contemporaneidade” no II Encontro de Mulheres na Justiça Restaurativa, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador (BA). No dia 24, ela ministra uma palestra on-line sobre “Silêncio não protege: reconhecer, acolher e agir”, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE/DF).
Além disso, durante todo o mês de março, a CMVD oferece palestras e formações em escolas públicas do DF sobre violência de gênero e a Lei Maria da Penha. A programação completa está disponível para consulta, destacando que combater a violência contra as mulheres é uma responsabilidade de todos.
*Com informações do TJDFT

Você precisa estar logado para postar um comentário Login