Mundo
Fevereiro foi o quinto mais quente já registrado no mundo, diz UE
O mês de fevereiro deste ano foi o quinto mais quente já registrado mundialmente, enquanto a Europa Ocidental enfrentou fortes chuvas e enchentes, segundo relatório divulgado na terça-feira (10) pelo programa climático da União Europeia, Copernicus.
As temperaturas globais em fevereiro superaram em 1,49°C os níveis pré-industriais, período anterior ao impacto dos combustíveis fósseis que provocaram o aquecimento do planeta.
Nações como Estados Unidos, nordeste do Canadá, Oriente Médio, Ásia Central e parte da Antártica apresentaram temperaturas acima da média para o mês, conforme o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus.
Além disso, partes da Europa ocidental, sul e sudeste também tiveram temperaturas elevadas, enquanto regiões no noroeste da Rússia, países bálticos, Finlândia e vizinhos escandinavos experimentaram clima mais ameno.
O mar exibiu a segunda temperatura de superfície mais alta já vista para o mês de fevereiro.
Quanto ao Ártico, o volume médio de gelo marinho esteve entre os três mais baixos já mensurados para fevereiro, com valor cerca de 5% abaixo da média histórica.
As alterações climáticas causadas pela atividade humana intensificaram as chuvas pesadas, que resultaram em dezenas de mortes e forçaram milhares de pessoas a deixarem suas residências na Espanha, Portugal e Marrocos entre os meses de janeiro e fevereiro, segundo a rede científica World Weather Attribution.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login