Centro-Oeste
Escs recebe novos alunos de Enfermagem e Medicina em cerimônia de boas-vindas
O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) foi palco, na segunda-feira (9), da cerimônia de boas-vindas aos novos estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs). O evento marcou o começo dos estudos dos calouros, que foram recebidos por gestores, professores e alunos veteranos.
A programação foi organizada em dois períodos para integrar os estudantes de cada curso, apresentando a estrutura da Escs, métodos de ensino baseados na prática e incorporando os alunos em atividades práticas desde o início.
Pela manhã, os alunos de Enfermagem foram recebidos com um cordão humano formado pelos veteranos, animado pela bateria Histeria. A abertura contou com a presença da diretora da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, que parabenizou os alunos e ressaltou o investimento em educação, ensino e pesquisa, além do compromisso com o SUS. Representando a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF), Valéria Gomes Vieira destacou a importância de estudar em um curso gratuito de qualidade e incentivou a dedicação ao SUS.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Patrícia Archanjo Lopes, saudou os calouros e ressaltou a importância da profissão, destacando a necessidade de dedicação, disciplina e perseverança para enfrentar os desafios do curso. O presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), José Henrique Souza, falou sobre a relevância da profissão. O Programa de Acolhimento ao Calouro (PAC) contou com depoimentos de ex-alunos e apresentações sobre a metodologia ativa, estrutura do curso, vida acadêmica e calendário de eventos.
No período da tarde, os calouros da turma XXVI de Medicina foram recepcionados pela diretora da Escs, Viviane Peterle, que agradeceu o empenho da equipe na formação de profissionais alinhados ao SUS, destacando o equilíbrio entre técnica, ciência e cuidado humano. A coordenadora do curso, Márcia Cardoso, ressaltou o compromisso com a vida e a sociedade que o curso de Medicina representa, enfatizando a necessidade de conhecimento científico, dedicação e sensibilidade.
Os estudantes conheceram as principais entidades médicas e assistiram a uma palestra da professora Lícia Mota, da Universidade de Brasília (UnB), com o tema “O friso da medicina”. O evento foi finalizado com depoimentos emocionantes de ex-alunos, que incentivaram os novos estudantes a perseverar na jornada acadêmica.
Informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login